sexta-feira, 1 de abril de 2011

Marketing VERDE!

       As empresas globais nunca estiveram tão preocupadas com o meio ambiente. Porém, em vez de alegrar, isso preocupa os ambientalistas. Muitos acreditam que as marcas estão usando o posicionamento “verde” como um artifício para agradar aos consumidores sem, entretanto, abraçar medidas efetivas para preservar o planeta. Um exemplo disso seria o Earth Day (Dia da Terra), comemorado sempre no dia 22 de abril, desde 1970. Inicialmente criado para protestar contra as condutas poluidoras das grandes corporações, o evento acabou se transformando numa data promocional patrocinada por essas mesmas empresas. De fato, fabricantes de produtos de toda espécie, de batatas fritas a automóveis utilitários, agora usam o 22 de abril para divulgar seus esforços pretensamente “verdes”.

       Os ativistas ambientais temem que a badalação em torno do Earth Day dê às pessoas o falso sentimento de progresso, justamente quando mais precisamos de ações concretas. Em entrevista recente ao The Wall Street Journal, Denis Hayes, coordenador do primeiro Earth Day, criticou as pessoas que dirigem carros enormes, que bebem muito combustível, e ao mesmo tempo usam bolsas recicláveis no supermercado, achando que assim estão fazendo sua parte. Estudos mostram que, para reduzir de verdade as emissões tóxicas, seria preciso que a população mudasse radicalmente seus hábitos de consumo, reduzindo drasticamente o uso dos automóveis, por exemplo. O perigo, segundo os especialistas, é que as pessoas se sintam felizes com pequenos gestos e deixem de refl etir sobre as mudanças substanciais que precisamos promover.

       A preocupação não é infundada. Os consumidores têm se revelado contraditórios quando o tema é consumo consciente. Quer um exemplo? Pesquisa divulgada pelo Ibope em setembro do ano passado mostrou que, apesar de 92% dos brasileiros acreditarem que reciclar lixo é uma obrigação da sociedade, apenas 30% desses mesmos cidadãos reciclam o lixo em suas casas. Tem mais – 85% dos pesquisados disseram que vale a pena pagar mais caro por produtos que não agridem o meio ambiente, mas apenas 52% admitem que já fi zeram isso.

      As práticas mais disseminadas em nosso país são aquelas que geram vantagem econômica para o indivíduo. Estudo recente da WWF Brasil mostrou que 87% dos entrevistados adquiriram o hábito de fechar a torneira ao escovar os dentes, 80% desligam o computador e a TV caso não estejam usando e 54% reduziram o tempo do banho para menos de 10 minutos. Ou seja, no que diz respeito ao meio ambiente, seguimos com o mesmo pensamento egoísta de sempre. Se não alterarmos o estilo de vida, o padrão de consumo e, principalmente, nossa visão de mundo, as sacolinhas reutilizáveis, que alguns de nós passamos a usar, terão apenas efeito cosmético.

*Luiz Alberto Marinho é publicitário e vai a pé para o trabalho todos os dias, mas não resiste à tentação de trocar de celular todo ano.

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