quarta-feira, 6 de abril de 2011

ESTUDO DE CASO PÃO DE QUEIJO

1-      Discuta a influência dos ambientes tecnológico, político-legal e sociocultural na gestão do produto “pão de queijo”. Como as empresas do setor estão monitorando essas três forças macroambientais?
A influência do ambiente tecnológico na gestão do produto pão de queijo é percebida na preocupação de inovar técnicas para conservar a massa e as condições de transporte para a exportação. Quanto ao ambiente político-legal trata de acordos comerciais no mercado interno e externo e buscando regularizar a qualidade do produto. E no ambiente sociocultural o cuidado em manter viva a tradição do pão de queijo que foi criado em Minas Gerais e tornou-se marca registrada no Brasil e hoje é exportado para vários países.
2-      Identifique duas tendências nos mercados nacional e internacional de pão de queijo.
A tendência é a venda de pão de queijo congelado, despachado em contêineres frios e a outra tendência é a mistura em pó.
3-      Comente detalhadamente a influência que o ambiente externo está exercendo no mercado consumidor, no mercado empresarial ou na concorrência de uma empresa fabricante de pão de queijo.
O mercado externo está estimulando os produtores de pão de queijo a qualificarem cada vez mais seus processos, tecnologia e distribuição do produto, com consumidores cada vez mais exigentes com higiene, conservação e qualidade. O mercado externo é um grande consumidor dos produtores de pão de queijo, assim estimulando a concorrência a contínua melhoria e inovação.

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