sexta-feira, 15 de abril de 2011

ATIVIDADES RELACIONADAS AO AMBIENTE DE MARKETING

1.       Selecione a empresa cujo marketing você mais admire no Brasil. Então procure relacionar o perfil:  
A PETROBRAS é a maior empresa do Brasil e a 8ª do mundo em valor de mercado, atua de forma integrada nas atividades de exploração e produção, refino, comercialização, transporte e petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, biocombustíveis, e energia elétrica. A empresa utiliza a sua imagem, ou seja, seu marketing de uma forma expressiva incentivando o esporte, tais como: futebol, automobilismo, tênis, surf, atletismo, etc... E além deste, mantém seu veículo televisivo, e suas propagandas (outdoors, placas, postos, etc...) espalhadas em grandes centros.
2.       Visite o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (www.ibge.gov.br). Lá tente identificar quantas pessoas há no Brasil com seu perfil de idade, sexo e renda familiar.
O IBGE é um importante serviço da união que auxilia no planejamento de marketing com dados estatísticos da população, assim orientando as ações necessárias para atingir os objetivos do planejamento de marketing da organização. Por exemplo, os dados do IBGE como: Em 2010 a população entre 20 anos e 24 anos estava em 16.918.261, destes 8.525.747 eram homens e 8.392.514 mulheres
3.       Escolher uma organização e procurar relacionar o perfil do ambiente que ela se encontra.
GERDAU
A Gerdau está relacionada com o perfil do ambiente de responsabilidade social-ambiental e o marketing verde, preocupando-se em comunicar a população o quanto ela está preocupada com a sociedade e o meio em que vive e o quanto ela faz para contribuir com isso.
Algumas ações da GERDAU:
ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO
Objetivos
Despertar, ainda na escola, o espírito empreendedor nos jovens, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. O projeto atinge estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Universitário para o mundo dos negócios.
CO-PRODUTOS E RESÍDUOS
A Gerdau respeita o meio ambiente e, por isso, busca alternativas inteligentes para o aproveitamento dos co-produtos gerados durante do processo de produção do aço. Além da redução da geração de materiais que sobram do processo produtivo, a Gerdau desenvolve estudos com o apoio de entidades de pesquisa e universidades para ampliar a utilização desses materiais.

Quase 80% dos co-produtos gerados são reaproveitados pela indústria siderúrgica ou por outros setores da economia, como na pavimentação de estradas, na fabricação de baterias, em cimenteiras e na indústria cerâmica. Os materiais não reaproveitados são encaminhados para centrais de armazenamento aprovadas pelas autoridades ambientais, as quais seguem rigorosamente a legislação vigente.
UNIDADES DE COLETA e PROCESSAMENTO
A Gerdau possui uma extensa rede de usinas e unidades de coleta e processamento de sucata ao redor do mundo.
VOLUNTÁRIO GERDAU

A Gerdau estimula seus colaboradores a exercerem sua cidadania a partir do voluntariado, apóia e reconhece as ações realizadas. Os voluntários atuam em escolas, organizações sociais e entidades de interesse público, compartilham seus conhecimentos com a população ao abordar temas como ferramentas de gestão e empreendedorismo, estimulam a educação, a cultura, o esporte e a solidariedade.
Essas experiências beneficiam comunidades e os próprios voluntários ao despertar neles novas habilidades e competências pessoais, comprometimento pela transformação social e satisfação em ver que, com pequenas ações, é possível fazer algo por um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário